quarta-feira, 25 de março de 2009

APAE APRESENTA: “NO MUNDO DO CINEMA”

O SUCESSO DA NOITE CULTURAL - 2008
Mari Salete de Campos – Pedagoga
Claudia Michel - Fonoaudióloga
Coordenadoras do Evento.

O plano temático “No mundo do cinema” foi um projeto pedagógico que possibilitou aos profissionais da Escola de Educação Especial São Francisco de Assis – APAE, mostrar um pouco do trabalho desenvolvido com todos os seus alunos. Este tema foi escolhido e trabalhado no decorrer de dois anos, tendo como culminância a 5ª Noite Cultural realizada em 26/09/2008, no auditório da UNIJUÍ – Campus Três Passos, trazendo apresentações de diversos números artísticos, envolvidos com a sétima arte, o cinema.
No desenvolvimento deste projeto houve a necessidade de se buscar estratégias para chegar ao conhecimento sobre a história do cinema, onde foi proporcionado aos alunos palestras, visita ao Cine Globo e muita pesquisa. Nessa busca houve questionamentos, constatações, curiosidade em buscar o desconhecido. Na pesquisa aprendemos junto com o aluno, pois não há ensino sem pesquisa.
Assistindo aos mais variados filmes, foi possível ao professor resgatar os valores para a vida, como cooperação, ajuda mútua, respeito, amor... através da mensagem deixada pelos autores de todas as épocas.
Viajamos pelo mundo do cinema e aprendemos que era grande a preocupação do homem com o registro do movimento. O desenho e a pintura foram as primeiras formas de representar, e o jogo de sombras do teatro de marionetes é considerado o precursor do cinema. Com esses dados foi possível construir um número para a abertura do evento.

Representação através de sombras do filme “Psicose”(1960).



Outra ação importante foi a pesquisa sobre a fotografia, que nos inspirou a produzir e exibir cenas famosas de filmes diversos do cinema mundial, interpretado por todos os alunos da Escola.



A literatura infantil foi nossa aliada nessa caminhada, buscando nos Músicos de Bremem e no cinema nacional, com os trapalhões, ícone dos anos oitenta, o gosto pelos musicais representado pelos Saltimbancos.
Filme “Os Saltimbancos Trapalhões” (1981)


O ritmo dos anos 60, com John Travolta e dos anos 80 com Flashdance, campeões de bilheteria, resultaram num projeto de integração com alunas do Curso Normal da Escola Érico Veríssimo, que em sintonia com as turmas do EJA e Oficinas, montaram uma coreografia para esta época.


Filme “Flashdance” (1983)



O Clássico “A Bela e a Fera” foi peça fundamental neste espetáculo, emocionando o grande público presente. Através de seus valores e da força do amor, a Bela livra a Fera de um feitiço terrível.




Filme “A Bela e a Fera” (1991)


O gênero específico americano, o faroeste, com suas cenas de ação e aventuras que envolvem caubóis e xerifes, foi um número muito apreciado pelos alunos durante os ensaios, tendo chamado a atenção o clima de rivalidade e a estética dos caubóis, com suas armas, botas e chapéus. Este estilo de filme nos permitiu o trabalho com temas como a luta entre o bem e o mal, a violência, as atitudes e a valorização vida como uma busca constante, tendo, em lugar de armas de fogo, a arma da palavra. Pois, como diria Charles Chaplin “A beleza existe em tudo, tanto no bem como no mal. Mas somente os artistas e os poetas sabem encontrá-la.”

Releitura de “O Homem Mau”, de Léo Canhoto e Robertinho



Os musicais surgem em Hollywood na década de 30 e se caracterizam por mesclar música, dança e canto. No início dos filmes falados os musicais sofrem grande influência do teatro. O manuseio de guarda-chuvas e efeitos especiais como a chuva de prata surpreendeu crianças e adultos com a apresentação do belíssimo número “Cantando na Chuva”, com sua música tema.



Filme “Cantando na Chuva” (1952)


E para finalizar essa magnífica obra, o Grupo de Teatro Mania de Arte, da escola, elaborou o número que ficou registrado na memória de todos: Charles Chaplin. O personagem Carlitos, o vagabundo de bengala, chapéu-coco e calças largas, tipo muito famoso do cinema encerrou as apresentações da 5ª Noite Cultural da APAE.


Filme “O Garoto”, com Charles Chaplin (1921)

Não poderíamos deixar de registrar a incrível capacidade das “estátuas vivas”, decorando o ambiente e trazendo cenas de filmes de grande bilheteria, como ...E o vento Levou, Titanic, O Gordo e o Magro, O Garoto (Chaplin) e Casablanca.



Vitrine Viva: Casa Blanca



Vitrine Viva: ... E o Vento levou




Vitrine Viva: O Garoto



Vitrine Viva: O Gordo e o Magro




Vitrine Viva: Titanic

No momento da despedida, através de cartazes com nomes de filmes, os alunos e profissionais da APAE expressaram seus sentimentos ao realizar este trabalho deixando uma mensagem de agradecimento a todos que colaboraram e continuam colaborando com o crescimento constante de cada aluno desta Instituição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário