terça-feira, 29 de março de 2011

INAUGURAÇÃO DA SALA SENSORIAL

APAE inaugura a sala sensorial


No dia 02 de março aconteceu o ato inaugural da sala sensorial da APAE, com a presença da presidente Lorena Hahn e da diretora Maria Conceição, dos alunos e de todos os professores da Escola.A sala sensorial foi instalada na APAE com o objetivo de ressignificar o espaço educacional, para incentivar as percepções sensoriais e as habilidades psicomotoras dos alunos, trabalhar também os sentidos de forma lúdica, criativa e artística; estimular a procura da sensação, permitindo que o aluno explore e experimente-se num ambiente de confiança e serenidade. Proporciona ainda, despertar o interesse do aluno num ambiente rico em estímulos onde, por meio de brincadeiras, modo natural em que a criança aprende e conhece o mundo e melhora-se o nível de percepção do sistema sensorial.


OBJETIVO GERAL:
Ressignificar o espaço educacional, construindo uma sala sensorial para incentivar as percepções sensoriais e as habilidades psicomotoras dos alunos.
OBJETIVO ESPECÍFICOS:
· Trabalhar os sentidos de forma lúdica, criativa e artística;
· Estimular a procura da sensação, permitindo que o aluno explore e experimente-se num ambiente de confiança e serenidade;
· Despertar o interesse do aluno num ambiente rico em estímulos onde, por meio de brincadeiras, modo natural em que a criança aprende e conhece o mundo e melhora-se o nível de percepção do sistema sensorial;
· Detectar as dificuldades sensoriais de cada criança, traçando um plano de tratamento individualizado às suas necessidades.
Justificativa:
O comportamento é a expressão corporal e motora de tudo o que passa no nosso mundo interior, quer um nível consciente, quer um nível inconsciente.
Os ritmos diários, a nossa própria agitação, as exigências e pressões exteriores, o pouco convívio, são fatores que justificam o número crescente de queixas. A resposta ao alerta das crianças, tem sido esquecer ou ignorar, temos vindo a tratar sintomas e sinais.
A pensar nas necessidades reais das crianças, para permitir que adquiram uma serenidade e que se sintam satisfeitas e preenchidas para o sucesso escolar, surge um espaço lúdico que promove o relaxamento e a serenidade.
A sala sensorial estimula a procura da sensação. Permite que a criança explore e experimente-se num ambiente de confiança e prazer. Neste espaço a criança é convidada a assumir um papel ativo, explorando-o ao seu ritmo lento promovendo relaxamento. Com características singulares, este espaço é concebido para estimular o sentido, despertando a curiosidade e proporcionando prazer. A criança vai adquirir individualmente ou em grupo capacidades de auto-contenção, auto-organização, vai encontrar-se consigo própria aprofundando o relacionamento com o outro e com as coisas. Para A. Jean Ayres. “Integração sensorial é um processo neurológico que organiza as sensações do próprio corpo e do ambiente, que permite a organização do comportamento e o uso eficiente do corpo nas ações e atividades do dia-a-dia. Na maioria das crianças esse processo ocorre de maneira natural. No entanto Ayres observou que o processo normal de organizar informações e usá-las adequadamente para responder e se adaptar ao ambiente nem sempre ocorre de maneira esperada em todas as crianças e dedicou-se ao estudo da relação entre processamento sensorial, comportamento e aprendizagem na criança com dificuldade escolar, desenvolvendo assim a terapia de integração sensorial.”








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