quinta-feira, 24 de março de 2011

APAEs MOBILIZAM-SE PARA ALTERAR O PNE


Apaes mobilizam-se para alterar o PNE
Introduzir demandas de acessibilidade e garantir os direitos dos brasileiros com deficiências no Plano Nacional da Educação (PNE) são as metas prioritárias da Federação das Apaes do Estado (Feapaes-RS) para o trabalho deste ano. De acordo com a presidente da entidade, Aracy Maria da Silva Lêdo, o PNE - que será responsável pela estruturação e planejamento da Educação no Brasil pela próxima década - não contemplou ainda a temática das pessoas com deficiências."Buscar a inclusão social no Plano é uma urgência", definiu Aracy. Ela acredita que o modelo, o qual tende a inserir estudantes com deficiência em turmas convencionais, não serviria para o bom desempenho das pessoas com deficiência intelectual. "O desenvolvimento cognitivo do aluno com deficiência intelectual dificilmente ou quase nunca acompanha o desenvolvimento do restante da turma. Precisamos dar ênfase para os direitos desse grupo de pessoas", salientou.Para a presidente da Feapaes-RS, porém, o modelo de inserção pode ser aplicado para deficientes visuais, de fala e audição, e até para os deficientes físicos, contanto que sejam assegurados todos os meios e equipamentos de acessibilidade no ambiente onde a pessoa vai estudar.Aracy afirma que a Federação das Apaes do Estado tem integrado os fóruns de discussão sobre o tema e, recentemente, encaminhou pedidos à Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República manifestando a necessidade de revisão no plano. "Estamos correndo, atentos aos prazos, para que tais direitos sejam garantidos na redação final do PNE", explicou a presidente.Ela disse ainda que a Feapaes-RS defende o não fechamento de escolas especiais e estimula a busca permanente de alternativas e novas técnicas que auxiliem na melhoria da aprendizagem dos estudantes com deficiência intelectual.

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