quinta-feira, 27 de agosto de 2009

PROFISSÃO DO DOCENTE


PROFISSÃO DO DOCENTE


Karen Aline Biberg

Desde a década de 1980 muitos movimentos foram realizados para a valorização do profissional docente por melhorias salariais, melhores condições de trabalho e incentivo à formação contínua. Ser professor significa compreender esses tópicos fundamentais, que, portanto, desencadeiam a configuração da identidade dessa categoria.
Em um confronto entre o velho com o novo no processo de constituição das características próprias da cada indivíduo, o professor como profissional, exerce a educação sistemática, intencional, planejada e organizada.
A vocação, ou seja, o envolvimento do sentimento e o conhecimento, objeto da relação educador - educando, são importantes considerações para a prática social educativa. O prazer pela educação, pelas pessoas envolvidas nesse processo deve ser constante, mas a falta de reconhecimento da categoria profissional apresenta um quadro de carência de qualificação docente contínua, pois é, ainda, uma profissão que permeia o trajeto da profissionalização.
A Lei de Diretrizes e Bases Nacionais, 9.394/96, determina o nível superior como formação desejável, e desde sua criação não houve muitas alterações. Sem a formação adequada os professores não irão superar o fracasso dos resultados avaliativos nos arredores brasileiros.
A educação a distância vem a somar as novas expectativas nos percentuais de avanços na aprendizagem, tendo o seu enfoque sociocultural estabelecido para contribuir na transformação social.
O curso superior de licenciatura em pedagogia na modalidade a distância, vem de encontro a necessidade da população e, visa a formação autônoma e promove ao estudante ser agente de seu próprio aprendizado, sendo um auto-aprendiz em busca de evoluções educacionais permanente.

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