segunda-feira, 20 de julho de 2009

Sucata pode tornar a aula prazerosa

Sucata pode tornar a aula prazerosa

Texto de Clarinda Vogt Martins

Professora Estadual – Cedida à APAE

Clarinda Vogt Martins

O brincar e o jogar na educação básica: uma necessidade do ser humano, desde os primórdios de sua vida em nosso planeta. A criança brinca e joga para buscar respostas às suas perguntas, para interagir com o mundo e com os outros e, claro, para se divertir e sentir-se bem. Assim como a escrita e linguagem, o brincar e o jogar são invenções humanas, necessárias ao desenvolvimento de nossas inteligências. Estes recursos pedagógicos são da mais alta importância. Pois através deles a construção de conhecimentos e saberes pode se dar de modo prazeroso e motivador. O uso de sucatas na escola, para desenvolvimento de projetos de trabalho em todas as atividades, pode gerar este prazer, pode garantir este saber no ato de ensinar e aprender.

O uso da sucata nos jogos e nas brincadeiras na escola, independente da faixa etária, pode-se exercer uma ação construtiva de saberes contextualizados e emergidos da realidade de cada escola, cada turma, cada aluno, de cada família.As brincadeiras e jogos devem estar presentes, garantindo o surgimento de novos estilos de ser e fazer.
Óbvio que a prática de jogos e brincadeiras deve estar a serviço das propostas contidas no próprio projeto político pedagógico da escola, inseridos num contexto e adotados de acordo com os momentos e estágios de desenvolvimento de cada turma, de cada aluno.

No campo pedagógico, o jogar e o brincar são de extrema relevância, pois a partir do simbólico vivido em cada nova experiência, o sujeito que aprende se qualifica e amplia perspectivas em relação ao seu próprio processo de aprender e conhecer o mundo e as complexas relações nele presentes.

Com o uso de materiais de sucata cria-se na escola a possibilidade de desenvolver estruturas de cognição, fundamentais para que o sujeito humano desenvolva sua autonomia e adquira potencialidades de se tornar agente ativo no seu próprio processo de construção de conhecimentos, inserindo-se no mundo de sua própria subjetividade.

Não nos cabe construir roteiros de jogos e brincadeiras que podem ser usados para tal, mas sim reforçar que, as atividades, quando construídas com o propósito de criar novos sentidos e significados para o ser no mundo, todas as ações pedagógicas podem estar imbuídas do lúdico, da criatividade e do uso de materiais que iriam para lixões.

O brincar oferece suporte à atividade lúdica e favorece a criação, a expressão de sentimentos e a exploração e apropriação do espaço físico e social pela criança. Nesta perspectiva, brinquedos de sucata e a construção destes pelas crianças têm sido valorizados, pois articulam o lúdico e a relação com materiais recicláveis de forma satisfatória, contribuindo também para o desenvolvimento da consciência ambiental.

Essa matéria prima é encontrada em todos os ambientes, e por todos que queiram dele fazer uso. Permite-nos criar novos jogos, novas regras, e assim é possível resignificar nossos saberes com: anéis de garrafas pet, caixas de tamanhos diversos, bolinhas de frascos de desodorante, bandejas de isopor,enfim tudo depende de desafiar a criatividade inerente a todo ser humano.
Existem inúmeras páginas na internet bem como outras publicações sugerindo atividades com sucata. Basta ao educador buscar novas idéias. Melhorar as que já conhece. Enfim arregaçar as mangas, e mãos a obra.

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