Sucata pode tornar a aula prazerosa
Texto de Clarinda Vogt Martins
Professora Estadual – Cedida à APAE
Clarinda Vogt Martins
O brincar e o jogar na educação básica: uma necessidade do ser humano, desde os primórdios de sua vida em nosso planeta. A criança brinca e joga para buscar respostas às suas perguntas, para interagir com o mundo e com os outros e, claro, para se divertir e sentir-se bem. Assim como a escrita e linguagem, o brincar e o jogar são invenções humanas, necessárias ao desenvolvimento de nossas inteligências. Estes recursos pedagógicos são da mais alta importância. Pois através deles a construção de conhecimentos e saberes pode se dar de modo prazeroso e motivador. O uso de sucatas na escola, para desenvolvimento de projetos de trabalho em todas as atividades, pode gerar este prazer, pode garantir este saber no ato de ensinar e aprender.
O brincar oferece suporte à atividade lúdica e favorece a criação, a expressão de sentimentos e a exploração e apropriação do espaço físico e social pela criança. Nesta perspectiva, brinquedos de sucata e a construção destes pelas crianças têm sido valorizados, pois articulam o lúdico e a relação com materiais recicláveis de forma satisfatória, contribuindo também para o desenvolvimento da consciência ambiental.
Essa matéria prima é encontrada em todos os ambientes, e por todos que queiram dele fazer uso. Permite-nos criar novos jogos, novas regras, e assim é possível resignificar nossos saberes com: anéis de garrafas pet, caixas de tamanhos diversos, bolinhas de frascos de desodorante, bandejas de isopor,enfim tudo depende de desafiar a criatividade inerente a todo ser humano.
Existem inúmeras páginas na internet bem como outras publicações sugerindo atividades com sucata. Basta ao educador buscar novas idéias. Melhorar as que já conhece. Enfim arregaçar as mangas, e mãos a obra.
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